O ProJovem Adolescente é uma modalidade do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) voltada, exclusivamente, para a faixa etária de 15 a 17 anos. É um serviço socioeducativo de convívio de assistência social, que integra as ações de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Proposta metodológica da FTG
A produção de conhecimento se faz por meio da ação-reflexão-ação. A indissociabilidade entre a teoria e a prática é condição para o desenvolvimento das potencialidades humanas. Por isso a FTG se realiza a partir das vivências pessoais e sociais dos jovens. Num percurso gradual, ascendente e dialógico, o jovem é estimulado a aprender a aprender, a aprender a criar e a aprender a fazer, sempre instigado a participar como sujeito ativo da sua formação individual e coletiva.
Processo formativo que:
• Amplia as perspectivas e a mobilidade dos jovens no mundo do trabalho, invertendo o percurso tradicional de qualificação;
• Discute e reposiciona categorias tradicionais do mercado formal e informal de trabalho, através do recorte conceitual entre mundo e mercado de trabalho;
• Familiariza o jovem com o mundo do trabalho e com ações coletivas, através de atividades práticas contextualizadas;
• Incentiva o protagonismo, a busca da realização dos sonhos pessoais, coletivos e profissionais;
• Investe na superação da exclusão no que se refere aos direitos à educação, ao trabalho e à cidadania plena.
Fundamentos da FTG:
• Princípios e valores, como autonomia e solidariedade, que concorrem para o pleno exercício da cidadania e dos direitos humanos, para o desenvolvimento da autoestima, da convivência e para o fortalecimento do protagonismo e da responsabilidade.
•
• Conhecimentos sobre técnica, tecnologia e organização do trabalho e da produção que auxiliam os jovens a projetar seu futuro com participação social e realização pessoal.
•
• Capacidades transversais: a partir de uma visão integrada dos jovens, desenvolvimento sistemático e consciente de capacidades que transversam o mundo do trabalho e o mundo escolar – aí incluídas capacidades matemáticas – necessárias para planejar, preparar, realizar e avaliar atividades de trabalho.
No projovem adolesccente de Gavião nos encontros do FTG (Formação Técnica Geral), que acontece toda quinta-feira no Telecentro Comunitário de Gavião, onde o Educador Social, Armando Nascimento da Silva, ministra um curso de informática básica, os jovens aprendem além do básico da informática, também como criar e-mail, pesquisas diversas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário